O Espelho

b0cf5e3a7624d2260f9bc50eca45c5f4Talvez a mais enigmática das obras tarkovskianas, O Espelho é um percurso poético pelas avenidas da memória, da infância, da guerra, da mãe, do pai, dos irmãos, da Rússia antiga e da Rússia moderna, da literatura, da espiritualidade, da vida, da morte, da fé, da razão, do ser.

A sequência não linear de imagens carregadas de simbologia parece equivaler a uma descarga não sequencial vinda directamente do inconsciente, embora Tarkovsky seguramente não concordasse com esta complexa ideia de uma narrativa visual imprevisível, já que alegadamente terá feito mais de 30 edições até chegar à obra que temos hoje, um reflexo da meticulosidade do cineasta em obter efeitos cinematográficos precisos, preocupado em passar uma mensagem específica.

De tal forma que não nos parece que o nome do personagem principal – Alyosha – tenha sido escolhido ao acaso. O personagem principal d’Os Irmãos Karamazov é precisamente Alyosha Karamazov, um personagem carregado de virtude e ingenuidade, um salvador do mundo e dos homens, fundamentalmente alegre, jovial e positivo, um contraste incrível com o Alyosha de Tarkovsky, taciturno, com dificuldade em exprimir-se e com reminiscências de um passado, e percurso historico-belico,  traumatizante.

E no entanto, acaba por não se adaptar à exigência militar, precisamente porque portador de uma subtil sensibilidade – afinal trata-se de um escritor – e de um olhar o mundo típico de quem é alimentado por uma vertigem pessoal que, apesar de traumática, ou talvez por causa disso, sobretudo na relação distante que manteve com a mãe – que por diversas vezes deixa adivinhar um secreto desejo de não o ter tido – é francamente profícua. O imaginário tarkovskiano é de uma riqueza inesgotável, pelo que apenas um visionamento não será suficiente para ter uma ideia mínima do horizonte poético pintado por este genial criador.

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s